Notícias, dicas e sugestões interessantes sobre brindes, gifting, mercado promocional e… sorrisos!

Já diz o ditado que o sucesso no passado não garante conquistas no futuro. Ações de marketing podem ter mistificado importantes resultados, mas novas conquistas dependem de novas estratégias. É importante que a empresa se oriente para o mercado de forma a identificar possíveis mudanças e antecipar-se aos concorrentes. Tais mudanças de ambiente implicam em atualizações de estratégias de marketing.

Entretanto, tão importante quanto captar esses sinais é entender o grau de impacto que cada um deles representa no seu negócio.

Sinais internos
Podem ser percebidos por instrumentos e indicadores de gestão. Identifique se há diminuição do fluxo de clientes, diminuição do ticket médio de vendas, migração dos clientes fiéis para a concorrência ou redução crescente dos níveis de rentabilidade por metro quadrado da área de vendas.

Verifique também o ciclo médio de vida dos produtos. Se este indicador tornar-se longo, gerará produtos encalhados e promoções indesejáveis que comprometem o lucro.

Outros sinais internos importantes: índice de vendas perdidas, erosão na base de clientes, perda de quota de mercado, aumento de custos e redução de rentabilidade. Sobretudo, monitore a satisfações dos clientes, fornecedores e colaboradores que podem lhe dar sinais de problemas de gestão.

Sinais do ambiente externo
É importante entender que o declínio de participação de mercado pode ser lento, como no caso das máquinas de costura e carburadores automotivos, ou pode ser rápido como foi o caso de impressoras matriciais e vídeo cassetes. As vendas podem despencar a zero ou congelar em um nível baixo.

Nesses casos, fique atento à menor eficiência das atividades de marketing da sua empresa e maior sensibilidade às atividades de marketing dos concorrentes. Avanços tecnológicos, mudanças no comportamento do consumidor, reconhecimento de marca, mudanças na legislação, acirramento da concorrência nacional e internacional podem provocar excesso de capacidade, redução de preços e erosão nos lucros.

Com o agravamento dos sinais de performance internos e externos, as vendas e lucros declinam eliminando algumas empresas do mercado. Lembre-se de que, no mundo dos negócios, a mudança é tida como processo natural ao longo da existência das organizações.

Fonte: Exame.com por Eduardo Andrade, Professor e Coordenador do CBA Marketing – Ibmec/MG

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Aproveitando a energia maravilhosa que acompanha todo início de ano, desejamos à todos os leitores que aqui chegarem um ano abundante, repleto de realizações positivas, saúde, prosperidade e muitos, muitos sorrisos!

Para isso, que tal exercitar atitudes simples que com certeza trarão momentos de alegria e felicidade para você e para os que estão ao seu redor?

Vale a pena tentar:
01 – Elogie três pessoas por dia;
02 – Assista ao nascer do Sol pelo menos uma vez por ano;
03 – Tenha um aperto de mão firme;
04 – Olhe as pessoas nos olhos;
05 – Cante no chuveiro;
06 – Gaste menos do que você ganha;
07 – Saiba perdoar a si e aos outros;
08 – Aprenda três piadas boas, mas inocentes;
09 – Devolva tudo o que pegar emprestado;
10 – Trate a todos que você conhece assim como gostaria de ser tratado;
11 – Faça novos amigos;
12 – Saiba guardar segredos;
13 – Não adie uma alegria;
14 – Reconheça seus erros;
15 – Sorria, não custa nada e não tem preço;
16 – Não reze pedindo coisas, só sabedoria e coragem;
17 – às pessoas uma segunda chance;
18 – Não tome nenhuma medida enquanto estiver zangado;
19 – o melhor de si no seu trabalho;
20 – Jamais prive uma pessoa de esperança, pode ser que ela só tenha isso.
Feliz 2013!

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